terça-feira, 5 de maio de 2009

OLHAR EM CONSTRUÇÃO: Artes Visuais: Desenho por Ronel Corsi, Passo a Passo : Desenho

OLHAR EM CONSTRUÇÃO Artes Visuais: Esboço: Desenho "Passo a Passo" Dominio do Espaço, Metodologia e Conteúdo: "Linhas e formas na composição".por Ronel Corsi.
"Passo a Passo"
Esboço para um Desenho por RONEL CORSI: "Sítio à beira de estrada,no Paraná".
PRIMEIRO PASSO
Volte e observe a primeira imagem, inicio da composição da sequência e compare a descrição abaixo: Primeiro passo o Desenho, um traço de uma linha horizontal, definimos no papel o horizonte, e o maximo visto pelo olhar do observador, as primeiras interferências a definição de formas retangulos, quadrados ( uso de linhas paralelas, observação do pé da arvore,linha vertical ( é necessário quando a linha for vertical, que a mesma esteja ereta).
SEGUNDO PASSO
Observe o progresso continuo do esboço do desenho,compare ( imagem e palavra) analise a descrição: Um segundo Passo, defição da Casa, lateralidade, linhas inclinadas para o telhado, observar quando se desenha linhas, (atentar para a observação paralela, olhando a mesma linha, onde ela repete mantendo direções: todas as linhas verticais inclinadas e horizontais, quando definem as formas mostram a mesma posição) observe a representação da imagem da cerca e nos detalhes da casa.
TERCEIRO PASSO
Veja o progresso continuo da composição do esboço: desenho e analise a descrição: Neste terceiro passo vejam a definição de lateralidade das outras casas e as linhas paralelas, vejam algumas linhas diversas definindo a existencia da representação dos pinheiros arvore "Araucária" tipica do Estado do Paraná:Araucária a que da o fruto da pinha(pinhão).
QUARTO PASSO
Veja o progresso continuo da composição do esboço: desenho e analise a descrição: Neste quarto passo , vejam a verticalidade da representação dos pinheiros e inicio da cor e detalhes de formas.
QUINTO PASSO
Veja o progresso continuo da composição do esboço: desenho e analise a descrição abaixo: Neste Quinto passo, vemos na sequência as linhas paralelas para definição da representação do telhado da casa de primeiro plano,análise também as outras tonalidades da cor verde nas formas dos pinheiros .
SEXTO PASSO
Veja o progresso continuo da composição do esboço: desenho e analise a descrição abaixo: Neste Sexto passo vemos a casa do primeio plano com detalhes mais defenidos na representação do telhado, nas linhas paralelas definindo a representação da casa de primeiro plano, lembrando a madeira e sua verticalidade, detalhe inclinado mostrando sombra da representaçõa do telhado, avanço da casa.
SÉTIMO PASSO
Veja o progresso continuo da composição do esboço: desenho e analise a descrição abaixo: No Setimo passo, o esboço: desenho um pouco mais definido nas representações das casas, visto mais uma representação do pinheiro para a composição postado proximo a casa de primeiro plano e sobrepondo a visibilidade da representação da casa de segundo plano,fundos. Observação e definição de cores representando os telhados e para o primeiro plano antes e pós a cerca,representação de detalhes de flores e piso do terreno.
OITAVO PASSO
Veja o termino que resultou a composição do esboço: desenho e analise a descrição abaixo Para o Oitavo passo, representação imagem de fundo , observação da luz ,e o restante da representação do céu definem praticamente a composição. Deixo alguns detalhes e questinamentos e sugestões para quem acompanha o processo desde o inicio adicionar comentários.Exercítar,esboçar: desenhar,e criar nesta mesma lógica seu próprio desenho em sequência:
Definindo Composição:
Destribuição de elementos :linhas e formas,cores, em um determinado espaço retangular ( formato paisagem podendo ser exercitado e esboçado a principio a mão livre em folha sulfite (A4).
Também pode ser exercitado
No Computador programa (Pait), ou outros programas que possuem ferramentas adequadas ao exercício de desenhos. OLHAR EM CONSTRUÇÃO, Artes Visuais: Desenho por Ronel Corsi, Passo a passo, "Passo a Passo" Dominio do Espaço, Metodologia e Conteúdo: "Linhas e formas,luz,sombra,texturas e Cor na composição". Lembre-se que: "O ORIGINAL NÃO SE DESORIGINALIZA". Portanto buscar ser criativo. Se puder emcaminhe para mim,ficarei satisfeito, pois poderei,analisar e públicar este trabalho como sequência. (ronelcorsi@yahoo.com, ronelcorsi@gmail, ronelcorsi@seed.pr.gov.br). Manifeste-se seu comentário logo abaixo clikando ao lado do desenho que representa o lápis (envelope icone). PROFESSOR: Ronel Corsi