segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Recortes de Leda Catunda

Explorando o território de Linguagens artísticas Documentário: Leda Catunda Lembra no Capítulo 03, quando você ouviu Leda Catunda falar de seu trabalho? O vídeo completo explora as diferentes linguagens artísticas exploradas pela artista e também pode ser exibido para os alunos. Proposições podem ser criadas com foco em sua pesquisa, como as que sugerimos abaixo: Leda Catunda nos mostra como a mesma ideia (insetos, gotas) se transforma com o uso de materiais diferentes, e como projetos em colagens, desenho ou aquarela se transformam em obras. Como os alunos poderiam transformar desenhos já feitos em seus cadernos em novas obras com outros materiais? Uma pesquisa sobre materiais moles e suas possibilidades construtivas pode ser iniciada com um contrato verbal com os alunos: todos serão pesquisadores e tudo o que for descoberto deverá ser registrado e socializado. Busquem outros artistas que trabalharam com essa temática e observem suas diferentes maneiras de trabalhar com estes materiais. As barrigas, os insetos, as gotas e outros volumes, podem gerar uma pesquisa sobre as relações cheio/vazio e as possibilidades de materiais. A construção de estruturas com sacos plásticos cheios de ar acoplados uns aos outros ou com panos velhos, como cortinas puídas, lençóis recheados com paina, penas ou outros materiais leves, pode gerar intervenções no espaço da escola. Busque espaços inusitados para expor os resultados, como o beiral do telhado ou o corredor, gerando uma outra dinâmica de percepção. Com as crianças, crie a curadoria da exposição. Um levantamento na sala de aula dos profissionais que utilizam a costura no seu dia-a-dia pode inserir a família na escola, ampliar o repertório dos alunos e estabelecer novas relações com o trabalho da artista. Mães, avós, funcionários da escola, pessoas da comunidade que saibam costurar podem ser convocadas, assim como pescadores ou médicos que também usam a costura em suas profissões. Diferentes tipos de costura, de agulhas (para pesca, sacaria, tecidos finos, grossos), máquinas manuais, elétricas, industriais podem ser pesquisadas. Um inventário de tipos de tecidos e como eles reagem a diversos tipos de tinta pode interessar os alunos para a experimentação, percebendo texturas, espessuras, transparências e opacidades, cores e padrões. O que podem inventar a partir dessa experiência?