segunda-feira, 29 de novembro de 2021

O lirismo de Renina Katz

Explorando os objetos de conhecimento Contextos e práticas e Matrizes Estéticas e Culturais Documentário: O lirismo de Renina Katz Falando em Contextos e práticas e Matrizes Estéticas e Culturais/Saberes Estéticos e Culturais, lembra do Capítulo 02 deste curso, quando a artista Renina Katz nos contou sobre alguns artistas que fazem parte de seu repertório imagético? No documentário completo, você pode descobrir mais elementos de sua obra. Os processos e trabalhos de Renina Katz podem ser apresentados como uma referência aos seus alunos. Que discussões poderiam ser estabelecidas? Que investigações poderiam ser disparadas? Sugerimos abaixo algumas possibilidades: Renina fala de cadernos de anotações e desenhos soltos em dezenas de pastas. Como a frase de Renina: “o artista trabalha antes, durante, depois” é interpretada pelos alunos? Para eles, os artistas fazem rascunhos ou esboços de suas obras? Qual a diferença? A conversa sobre essas questões pode aguçar o olhar dos alunos para o primeiro bloco do documentário, naquele momento em que Renina mostra seus cadernos de anotações. Após a exibição, o que surpreende os alunos? Que novas relações eles estabelecem entre a frase de Renina que foi discutida e as imagens do documentário? Os alunos, das janelas da sala de aula ou de um lugar da escola, podem ler visual e verbalmente as paisagens, a cidade, os lugares que se fazem ver desse espaço. O que os textos visuais e verbais revelam? Como é a paisagem, a cidade, os lugares olhados, para cada aluno? Instigando uma conversa sobre a produção, o documentário pode ser exibido a partir do segundo bloco, quando Renina apresenta seu álbum Lugares (paisagens urbanas). Como os alunos interpretam a fala da artista: “a paisagem é, ao mesmo tempo, um lugar e um espaço”? “Eu sempre gostei de desenhar como criança”, diz Renina Katz. Numa roda de conversa, veja o que os alunos gostam de desenhar e com quais materiais. Proponha que façam desenhos com canetas coloridas, canetas esferográficas, hidrocor. Desenhos com muitas manchas, muitos traços isolados e/ou superpostos, muitas marcas pessoais, gestos longos ou rápidos, leves ou soltos, firmes ou densos.... Converse sobre a produção realizada e problematize as diferenças de resultados a partir de muitas matérias com o mesmo material, a caneta. Em seguida, exiba o documentário. Como os alunos percebem os materiais e as linguagens utilizadas por Renina. Quais materiais e linguagens eles ainda não conhecem?