terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Manifestações Artisticas Originarias da Cultura: MUSEU


Museu Paranaense e a Mulher



“O Universo Feminino – a vaidade do espartilho ao silicone”
Por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Museu Paranaense vem homenagear ” O universo Feminino – a vaidade do espartilho ao silicone”.
A beleza sempre foi uma moeda para a mulher, e a sedução sua melhor estratégia. Para seduzir é necessário ser bela ou tornar-se bela e, desde a pré-história, o ritual inclui artifícios como os cosméticos – cremes, perfumes e maquiagem; os adornos – penteados, jóias, flores, fitas, tatuagens; os trajes – roupas de baixo, vestidos, saias, blusas; e os acessórios – chapéus, bolsas, sapatos, leques, sombrinhas, e outros. A sedução custa caro, e as mulheres, através dos tempos, sempre pagaram seu preço.
No final do séc. XIX, o ideal da beleza Feminina ainda é inspirado pelo romantismo. A mulher deveria ser delicada e parecer uma flor. O espartilho é presença obrigatória no corpo da mulher, afinando o torso, acentuando a cintura e o peito, e para o horror da medicina, causando sérias de formações na estrutura óssea, muitas vezes levando a óbito.
Adornos aparecem em profusão, como pentes, chapéus, plumas e flores. Silhueta em S. Calçolas e gupes, meias de lã ou seda. Pés pequenos e escondidos. Sapatos bordados com saltos baixos.
Com a virada do século, surge a tentativa de liberar o corpo da mulher. Após 1914, o espartilho desaparece, as saias encurtam e os cabelos também.
Chapéus cloche para o dia. Plumas e faixas para a noite. Silhueta tubular. Achatadores de seios e cintas-ligas, meias de seda ou lã e sapatos baixos.
Mais tarde, o cinema dita a moda. Rosto muito maquiado. Chapéus pequenos, pernas à mostra e meias de seda com risca. Luvas e sapatos com tiras e salto grosso. Muito brilho para a noite.
Nos meados do séc. XX, surgem os “anos dourados”. Cabelos presos ou rabo-de-cavalo. Coloração com tinturas. Chapéus de abas largas, cintura fina, saias rodadas com muitas anáguas. Cintas e sutiãs com enchimento.
É nos “anos rebeldes”, anos 60 e 70 que o papel da mulher na sociedade dá um grande salto. Surge a pílula anticoncepcional, abrem-se as portas no mercado de trabalho. As pernas estão de fora com a mini-saia. Tem início a ditadura da magreza. Há uma euforia na libertação feminina.
No final do séc. XX, as mulheres já dispensam o soutien. Inicia-se a era do corpo “malhado” . As academias e as dietas se espalham rapidamente. A mulher se divide entre o trabalho, os filhos e a casa.
No inicio do séc. XXI, o processo da globalização vem influenciar as tradições. A TV a cabo, a internet, o celular, colocam a mulher num mundo novo. Nesse panorama circula hoje a mulher. O culto exagerado da juventude tornou a velhice um incomodo a ser evitado a qualquer preço. As mulheres começam a usar a lipoaspiração, o botox e a cirurgia plástica, como recurso para modelar o corpo. Os mililitros de silicone implantados são apresentados como troféus. A moda é o corpo. Nos cabelos os alisamentos, a chapinha e o interlace. Os “Spas” e as inúmeras dietas também fazem parte da corrida ao rejuvenescimento. Em contra-ponto surgem doenças da beleza, como a bulimia e a anorexia. Provas de que a vaidade feminina continua tendo seu preço, através dos tempos.
As armas do arsenal feminino vai variando de acordo com a beleza de cada época, da musa a top model, do espartilho ao silicone.

Montagem e pesquisa: Deise Falasca de Moraes, Esmerina Costa Luis, Richard Bischof e Vera Coelho
De 20/MAR a 29/ABR 2007-03-02
Museu Paranaense
Rua Keller’s, 289 – Alto São Francisco


Manifestações Artisticas Originarias da Cultura: História

  Música e História da Migração no Paraná são temas do Nacionalidade Brasileira

A entrevista com o cantor e compositor Guêgo Favetti será reapresentada neste domingo abordando  aspectos  da formação recente do Oeste e Sudoeste paranaenses. Ele canta entre outras a música "Cuitelinho" de Paulo Vanzolini e fala da importância das culturas gaucha e italiana na  cultura paranaense .
O programa, apresentado por Nizan Pereira irá ao ar neste domingo, dia 19 de dezembro às 22:00 horas, pela TV Paraná Educativa,canal 9, pela TV a cabo, pela parabólica e pela internet na página   www.pr.gov.br/rtve.


Manifestações Artisticas Originarias da Cultura: Artes Visuais, Escultura


Acervo João Turin ganhará obras inéditas

Mesmo após 60 anos de sua morte, o artista paranaense João Turin – o maior nome brasileiro da escultura animalista – continua contribuindo para o engrandecimento da arte e cultura do Estado. O seu acervo, exposto na Casa João Turin, vai ganhar peças inéditas fundidas em bronze, que terão como base matrizes originais feitas em gesso pelo próprio escultor.
O acervo do artista está sob os cuidados da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) desde 1989, quando o então secretário da Cultura René Dotti viabilizou a constituição da Casa João Turin, no centro da capital. Antes daquela data, as peças estavam armazenadas em um galpão mantido por Jiomar José Turin, sobrinho do artista e herdeiro universal das obras, que as guardou por quase 40 anos, até passar aos cuidados da SEEC, em contrato de comodato, para manutenção e exposição do acervo ao público.
Foi pensando na importância de uma maior disseminação das obras e na memória de seu tio que Jiomar avaliou e aceitou a proposta de aquisição feita pela família Lago, uma dos sócias do grupo Positivo. O interesse dos novos proprietários pelo acervo de João Turin surgiu pela preocupação em contribuir para a cultura paranaense no Brasil e no mundo.
João Turin nasceu em Porto de Cima, município de Morretes, mas graças a uma bolsa de estudos que ganhou do Estado do Paraná, especializou-se em escultura na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas, na Bélgica, local onde ainda há peças feitas pelo paranaense. Quando retornou ao Brasil, Turin morou no Rio de Janeiro, onde expôs a escultura de Tiradentes, obra executada em uma temporada em Paris.
Mais de 360 peças em gesso, 176 pinturas, fotos, cartas, estudos e esboços integram o acervo de João Turin, sendo que uma boa parcela das esculturas concebidas pelo artista para serem em bronze não chegou a ser fundida.
As obras não executadas em bronze serão levadas para um acervo técnico seguro construído pelos novos proprietários, onde serão manuseadas por uma equipe de museólogos, artistas plásticos, restauradores e especialistas em fundição, que usarão as técnicas mais avançadas da área para garantir os melhores resultados no processo. Apenas algumas das peças serão disponibilizadas para comercialização, e o governo do Estado do Paraná receberá em doação uma cópia de cada original a ser fundido em bronze, sob a condição de que a peça integre o acervo do artista na Casa João Turin, ficando exposta ao público visitante.
Este é um momento importante para a memória do escultor e para a valorização da arte brasileira. Em outubro passado, Jiomar, então proprietário do acervo, recebeu o convite da III Bienal de Artes Brasileiras de Bruxelas para expor e homenagear João Turin em 2011, na Bélgica. E essa não será a única oportunidade de apresentar os trabalhos do artista. Ano que vem, o Brasil será o País tema da EUROPALIA, maior evento cultural da Bélgica, que também acontece na França, Alemanha, Holanda e Luxemburgo. Sinal de que a arte brasileira – e a paranaense – irá receber destaque merecido lá fora.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Manifestações Artisticas Originarias da Cultura: PROGRAMAÇÃO TEATRO GUAÍRA

Guairão - Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto
osp Rock em Concerto III - Orquestra Sinfônica do Paraná e Blindagem
Dia 25 de novembro às 21h

O encontro inusitado do rock com a música erudita poderá ser conferido novamente em uma única apresentação marcada para o dia 25 de novembro, no palco do Guairão, em Curitiba. Será o "Rock em Concerto III", unindo a banda curitibana Blindagem e a Orquestra Sinfônica do Paraná.

O "Rock em Concerto III" é resultado de inúmeros pedidos de fãs e do público em geral para que um novo encontro acontecesse, agora com o novo vocalista da Blindagem, Rodriggo Vivasz. "Quem viu a primeira e a segunda edições do concerto terá algumas surpresas, pois o espetáculo ganhou novidades, especialmente quanto ao repertório e a convidados especiais", explica o baixista Paulo Juk.

dom As Aventuras de Dom Quixote de La Mancha
Dia 26 de novembro às 20 h

A Academia de Ballet Quebra-Nozes apresenta em seu 12º espetáculo de final de ano “As Aventuras de Dom Quixote de La Mancha”, baseado no ballet “Don Quixote”, criado no século XIX, com coreografias de Marius Petipa e Alexander Gorsky, música de Ludwig Minkus, em homenagem a obra literária universal de Miguel de Cervantes. A direção geral é de Aline Miyazato.

Um espetáculo de dança vibrante, que contagia a todos com uma versão atual e bem-humorada das aventuras de Quixano Alonso, um ávido leitor de romances de cavalaria, que de tão apaixonado pelos livros e pelas histórias, acaba perdendo a razão. Confundindo fantasia e realidade, nosso personagem transforma-se no cavaleiro “Dom Quixote de La Mancha”, para encenar as aventuras e histórias de amor de sua fértil imaginação.

Clique aqui para comprar o seu ingresso pela internet.
meninas Espetáculo Eliane Fetzer Centro de Dança
Dia 27 de novembro às 20h30

"Sonho de Uma Noite de Verão" e "Jazz in Time"

A primeira parte é inspirada na famosa obra de William Shakespeare, ambientada na Grécia mítica, conta a história de seres élficos e personagens mitológicos descrevendo a magia e a realidade com encantamentos e confusões amorosas em uma só dimensão.

A segunda parte traz o Jazz como elemento musical e, mostrando com a dança, sua evolução através do tempo.

Clique aqui para comprar seu ingresso pela internet.
diogo Diogo Portugal em Portugal É Aqui
Dia 28 de novembro às 19 h

O humorista Diogo Portugal em parceria com a Associação dos Amigos do HC promove show beneficente para o Hospital de Clínicas.

Em única apresentação, dia 28 de novembro no Guaírão, o humorista vai incorporar personagens como o office-boy Elvisley, a manicure Marlene Marluce Catarina, a ex-prostituta Pamela Conti e o porteiro Ediomar, seu papel mais conhecido. O artista vai apresentar também seu espetáculo "de cara limpa”, sem figurino, munido apenas de microfone e interpretando um texto original, construído a partir de observações do seu cotidiano.

Clique aqui para comprar seu ingresso pela internet.
cx Show 40 Anos Chitãozinho e Xororó
Dia 02 de dezembro às 21h30

Chitãozinho & Xororó sobem ao palco do Guairão para dar inicío à turnê de 40 anos de carreira. No ano em que completa  quatro décadas, a dupla, que reverenciou o sertanejo nas rádios de todo o país, preparou grandes surpresas para festejar a data, que vem sendo comemorada em grande estilo ao longo do ano. 

No repertório do show especial, os grandes sucessos que marcaram a trajetória da dupla trazem uma viagem cronológica dos 40 anos de carreira, que tem início com o estouro de ‘Galopeira’, passando por ‘Fio de Cabelo’, ‘No Rancho Fundo’, ‘Evidências’ e muitas outras, até chegar à versão atual de ‘Planeta Azul’, lançada no final do ano passado no CD “Se For Pra Ser Feliz”. O cenário repleto de fotos antigas retrata cada momento da história de Chitãozinho & Xororó na música sertaneja.

Atenção!

 Desconto de 20% para associados do Cartão Teatro Guaíra (não cumulativo).

Venda pela internet exclusiva para associados.

Clique aqui para comprar seu ingresso pela internet.

Se você não é associado, clique aqui e faça agora mesmo seu cartão pela internet.


Aproveite!!
Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante
essencia 
Essência - Instituto Flamenco de Curitiba
Dias 26 de novembro às 20h30

Essência é um Espetáculo Flamenco que busca resgatar a essência mais pura do flamenco, com os elementos fundamentais, cante, guitarra e baile. Passeando pelos palos (ritmos) mais jondos (profundos) até os mais alegres, com uma diversidade de figurinos tradicionais e elementos como chales, leques e castanholas.

jazz Escola de Dança Expressão Jazz
Dia: 27 de novembro às 21h

A Escola de Dança Expressão Jazz  Balé traz ao palco 2 trabalhos, "Casa de Brinquedos", que será apresentado na primeira parte e em seguida virá o "4 Elementos". A primeira parte do espetáculo transforma o palco em uma grande casa de brinquedos, com muita diversão e coreografias de jazz e teatro , onde a ideia principal é mostrar que os brinquedos criam vida a partir da imaginação da criança. Já na segunda parte, serão apresentadas coreografias de jazz dance, inspiradas nos nos movimentos da natureza e seus 4 elementos: Água. Ar Terra e Fogo.
peterpan Peter Pan
Dia 28 de novembro às 16h e às 18h30

Tudo o que Peter Pan desejava era continuar na Terra do Nunca, onde ninguém envelhece. Junto com os meninos perdidos, os índios e sua melhor amiga Sininho, vive uma eterna infância combatendo o Capitão Gancho e os piratas. Ele só não esperava que a doce Wendy e seus irmãos fossem lhe mostrar a falta que faz a família... A Academia La Belle Dance convida a todos a dançarem até a segunda estrela a direita, para se encantarem com a maravilhosa história do menino que queria ser criança para sempre.
decolores De Colores - Carmen Romero Dança Flamenca
Dia 30 de novembro às 20h30

“De Colores” proporciona ao expectador o contato com a dança e música tradicionais da região de Andaluzia, no sul da Espanha. O nome do espetáculo está relacionado com a variedade de cores usadas na criação dos figurinos para esta apresentação. Foram acrescentados tons e sobretons aos tradicionais trajes elaborados sobre tecidos “petipoás”, acompanhados geralmente das cores vermelho e preto. O Flamenco torna-se ainda mais vibrante com essa mescla de cores e de luzes, que em determinado momento se somam e tornam-se branca.
dquixote Dom Quixote - Noite de Gala
Dia 01 de dezembro às 20h

A Academia de Ballet Quebra-Nozes apresenta em seu 12º espetáculo de final de ano “As Aventuras de Dom Quixote de La Mancha”, baseado no ballet “Don Quixote”, criado no século XIX, com coreografias de Marius Petipa e Alexander Gorsky, música de Ludwig Minkus, em homenagem a obra literária universal de Miguel de Cervantes. A direção geral é de Aline Miyazato. Um espetáculo de dança vibrante, que contagia a todos com uma versão atual e bem-humorada das aventuras de Quixano Alonso, um ávido leitor de romances de cavalaria, que de tão apaixonado pelos livros e pelas histórias, acaba perdendo a razão. Confundindo fantasia e realidade, nosso personagem transforma-se no cavaleiro “Dom Quixote de La Mancha”, para encenar as aventuras e histórias de amor de sua fértil imaginação.

Moulin Rouge Musical
Dia 02 de dezembro às 20h30

Mini-Guaíra - Auditório Glauco Flores de Sá Brito
terapia BEM OU MAL - Terapia de casal
Dias 25,26,27,28 de Novembro e 2,3,4,5,9,10,11,12,16,17,18 e 19 de Dezembro

Inspirado na obra de Robert Stevenson, "O Médico e o Monstro", o espetáculo conta um pouco sobre o cotidiano da maioria dos casais. O casal Ebenézer e Patrícia passa por uma crise no casamento, que já tem 10 anos. Ele (Ebenerzer) só tem olhos para o futebol e sua TV LCD 42 polegadas. Ela (Patricia) reclama que ele não faz nada. Depois de muitas brigas, eles decidem procurar um terapeuta de casais. Uma revolucionária técnica de hipnose, promete ser a salvação para este casamento. Estaria tudo bem, se o tratamento não fosse parar nas mãos de um estagiário.
Teatro José Maria Santos
altos
Altos e Baixos - Circuito Cultural SESI/Teatro Guaíra
Dias 19,20,21,26,27 e 28 de novembro às 20h

A partir de uma investigação através da poética do clown, Tinoca e Sarrafo levam a extremos as dificuldades de relação e comunicação entre homem e mulher, seus “Altos e Baixos”. O espetáculo faz parte do repertório da Cia dos Palhaços. Para este trabalho contam com a parceria de Angélica Rodrigues na orientação de texto e cena.


 
Portfólio
Dias 02,03,04 e 05 de dezembro - Quinta, sexta e sábado às 20h. Domingo às 19h.
PRÓXIMAS ATRAÇÕES

Criação e Evolução - Do Big Bang ao Homem Moderno
Dia 03 de dezembro às 20h

Encantada em New York
Dia 04 de dezembro às 20h
trilhas Trilhas
Dia 05 de dezembro às 20h30

A escola Acto Dança apresenta "Trilhas", espetáculo de jazz, ballet clássico e sapateado com coreografias inéditas tendo como tema trilhas musicais de cinemas. O espetáculo mostrará trilhas dos filmes Rocky, Peter Pan, Flintstones, Priscilla a rainha do Deserto, Branca de Neve, Coyote Ugly, Mudança de Hábito, Em Algum Lugar do Passado, Starwars e Top Gun.
O elenco é formado por alunas bailarinas a partir de três anos de idade. As coreografias são da equipe de professoras da escola, com a direção artística de Juliana Antunes.
quebranozes O Quebra Nozes - Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná
Dias 11,12,15,16,17 e 18 de dezembro - Quarta, quinta, sexta e sábados às 20h30. Domingo às 18h.

O Balé Teatro Guaíra, Orquestra Sinfônica do Paraná e alunos da Escola de Dança Teatro Guaíra estarão no palco do Guairão para reapresentar o grande sucesso de repertório ”O Quebra-Nozes”, que encerra as atividades do Centro Cultural Teatro Guaíra deste ano. A regência é do maestro Alessandro Sangiorgi.
O balé é baseado no conto de Hoffmann, “O Rei dos Ratos”, publicado em 1816.

Os Associados do Cartão Teatro Guaíra também tem desconto para os seguintes espetáculos... Aproveite!!

pm PAULINHO MIXARIA DIA 02 DE DEZEMBRO EM CURITIBA

A estréia do seu NOVO SHOW NACIONAL Temporada 2010 do HUMORISTA do SUL do país PAULINHO MIXARIA e seu irmão JORGE BARTTIRA, que vem trazendo multidões aos TEATROS, Clubes, CTGS e ambientes que cativam a CULTURA, em vários pontos do BRASIL.

O seu Humorismo traz características próprias e propriamente dito o retrato do cotidiano da vida das pessoas aliados aos assuntos relevantes da atualidade, campanhas educacionais, mas sem perder a característica implantada no personagem, que é típico do interior do RIO GRANDE DO SUL.

Associado do cartão Teatro Guaíra tem 20% de desconto (não cumulativo).

  beegees Bee Gees By Robin Gibb
Dia 09 de dezembro às 20h30

O cantor e compositor Robin Gibb, um dos integrantes dos Bee Gees, vem a Curitiba para única apresentação dia 9 de dezembro, no Expo Unimed. O músico apresenta o show “Bee Gees By Robin Gibb” e canta alguns dos principais clássicos do grupo que fez sucesso nos anos 70 e 80. Esta é a segunda vez que o artista se apresenta no Brasil.

Os associados do cartão Teatro Guaíra terão 10% de desconto na compra do ingresso para o show.



golagol

No dia 4 de dezembro estréia em Curitiba o longa metragem Gol a Gol, uma fábula musical, regada a realismo mágico, imagens oníricas, toques de ficção científica e canções que contam e cantam o drama ético e dilema existencial de Pedro, entre sua vida de executivo numa seguradora contra danos ambientais e sua paixão pelo desenho e pela ativista Cindy, seu amor de infância. Em tratamento no Sistema Orwell e entre memórias juvenis e de criança, acerta as contas numa partida de Gol a Gol contra si mesmo ainda criança.

O Gol a Gol teve sua estréia nacional em São Paulo, foi um dos únicos filmes brasileiros selecionados para Categoria Novos Diretores da Mostra Internacional de São Paulo, um dos festivais mais importantes da América do Sul. O longa metragem também foi selecionado para o Festival Internacional de Cine de Antofagasta, no Chile.

SERVIÇO
Lançamento GOL A GOL
DATA: 04 de Dezembro de 2010
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Auditório Poty Lazaroto
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes 999, Curitiba-Pr)
ENTRADA FRANCA
MAIS INFORMAÇÕES: golagolfilme.com
 
Cartão Teatro Guaíra
Clique aqui e veja como se tornar um Associado do Cartão Teatro Guaíra.
Veja aqui a relação atualizada de estabelecimentos conveniados
PromoçãoAmigo indica Amigo- Indicando um amigo, o associado do Cartão Teatro Guaíra ganha 2 pontos em seu saldo atual.
Clique aqui e adquira o seu Cartão Teatro Guaíra pela Internet.

PROMOÇÕES
ospblind
O DVD da apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná com o Blindagem, se encontra à venda no Setor de Cartões deste Teatro, com desconto especial para os associados do Cartão Teatro Guaíra. Aproveite!!

O Centro Cultural Teatro Guaíra com uma novidade: um perfil no twitter.
Agora, além de receber a programação por e-mail e celular, você pode seguir o perfil http://twitter.com/TeatroGuaira e acompanhar diariamente informações sobre espetáculos, shows e apresentações que estão acontecendo neste teatro.

Compre seu ingresso pela Internet
Adquira o seu Cartão Teatro Guaíra e tenha descontos na compra de ingressos
www.teatroguaira.pr.gov.br

Não responda este email. Para se comunicar com o Centro Cultural Teatro Guaíra utilize o link Fale Conosco

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Peça inédita de Debussy no Música nos Museus



O Projeto Música nos Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, do mês de outubro apresenta um recital de piano e canto com Raul Passo e a mezzo-soprano inglesa, Penelope White. A novidade desta edição do evento, que acontece na próxima quarta-feira, dia 27, às 18h30, no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289), fica por conta da música Les Soirs Illuminés par l’Ardeur du Charbon (As noites iluminadas pelo ardor do carvão), última peça escrita por Debussy, nunca antes apresentada no Brasil. Além dessa, também estão no programa peças do Poulenc e Satie, como Je Nommerai ton Front e Le Chapelier, respectivamente. A apresentação tem uma hora de duração, com classificação livre e entrada franca.

A escolha do repertório aconteceu de acordo com a afinidade musical de Raul e Penolope, que têm preferência pelos compositores franceses da primeira metade do século XX. “De certa maneira, o começo do século passado foi o ápice do desenvolvimento da linguagem musical e, infelizmente, é pouquíssimo explorado no Brasil”, comenta Raul. Em um recital didático, os presentes poderão saber um pouco mais sobre os compositores e contexto histórico da época. “Quando o espectador conhece o que está ouvindo, aprecia a música de maneira diferente”.

Raul Passos

Diplomado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, no piano, ao longo de 17 anos, recebeu instrução de Vivian Siedlecki. Na Universitatea Natională de Muzică din Bucuresti (Romênia) estudou ainda com Veronica Gaspar, Manuela Giosa e Steluta Radu.

No exterior, se apresentou várias vezes na capital Bucareste e nas cidades de Ploiesti e Brasov, na Romênia, em recitais dedicados quase exclusivamente à música brasileira. Paralelamente, aprimorou-se em composição com Sorin Lerescu. Também na Romênia, sua suíte para piano a 4 mãos “Cartas Romenas” foi executada durante a “XIX Semana de Música Nova de Bucareste”.

Em 2001, aos 18 anos, foi laureado com o 1o. lugar no Concurso Latino-Americano de Piano “Rosa Mística”. Entre 2003 e 2005 foi co-responsável por um projeto de redescoberta e divulgação da obra de Brasílio Itiberê. Paralelamente à sua atividade de palco, é pesquisador da Universidade Rose-Croix Internacional e colabora regularmente com a revista romena de música contemporânea No.14 Plus Minus.

Penélope White

Penelope iniciou sua formação vocal em 2002 com o professor Nicholas Powell em Londres, Inglaterra. Desde então, freqüentou Master Classes de alguns dos principais cantores e correpetidores do mundo. Ao longo da sua carreira, apresentou-se na Suiça, Italia, Inglaterra, Brasil e nos Estados Unidos, realizando mais de 25 recitais onde interpretou composições de Fauré, Debussy, Poulenc, Vierne, de Falla, Rodrigo, Purcell, Gurney, Villa-Lobos, Henrique, Guarnieri, Schubert e Schumann.

Música nos Museus

O Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos músicos.

Para a Secretária de Cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e outras artes. "O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural", finaliza.



Serviço: Música nos Museus - Recital de música com Raul Passos (pianista) e Penélope White (mezzo-soprano). Única apresentação nesta quarta-feira, dia 27, às 18h30, no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 - Centro Histórico). Entrada franca. Classificação etária: livre



PROGRAMA

POULENC - Miroirs Brûlants

Tu Vois le Feu du Soir

Je Nommerai ton Front



DEBUSSY - La Sérénade Interrompue

La Danse de Puck



DEBUSSY - L’Âme Evaporée

Voici que le Printemps

C’est l’Extase



DEBUSSY - Les Soirs Illuminés par l’Ardeur du Charbon (primeira audição no Brasil)



SATIE - Trois Chansons de 1916

La Statue de Bronze

Daphénéo
Le Chapelier

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

"OLHAR EM CONSTRUÇÃO": IMPRESSIONISMO: Video

MUSEU DO PRADO: Espanha: EXPOSIÇÃO SOBRE RENOIR


OLHAR EM CONSTRUÇÃO: EDUCAÇÃO EM MUSEUS

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Manifestações Artisticas Originarias da Cultura: NOTICIAS

NOTICIAS LIVRO 50 anos do CAPC - Uma faceta das Artes Plásticas em Coimbra
Ministério da Cultura
Fora do ambiente artístico de Lisboa e Porto, tornou-se um elo de ligação entre as artes plásticas de todo o país, dinamizando e envolvendo os jovens ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Olinda Arte em Toda Parte se rende à gastronomia
JC OnLine
Neste caso, os menus criados pelos restaurantes especialmente para o evento dialogam com as artes plásticas – leit motif da empreitada. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Instituto Goethe-Angola convida curadoras
Jornal de Angola
A Bisi Silva, da Nigéria, Gabi Ngcobo, da África do Sul, Ato Malinda, do Quénia e Meskerem Bantiwalu, da Etiópia – promotoras de artes plásticas, ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Concerto Natalino e oficinas gratuitas domingo no Museu Oscar Niemeyer
Agência Estadual de Notícias
Com grande experiência em arte-educação e representativa produção em artes plásticas, a artista aplicará oficina de pintura, com tinta acrílica sobre papel. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Abertas inscrições para cursos no Basileu França
Goiás Agora
... dança, circo, artesanato e artes plásticas. Para se inscrever é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. O taxa é R$ 3,00. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
40 anos do Movimento Armorial é celebrado com evento no Paço Alfândega
Pernambuco.com
Os 40 anos do Movimento Armorial serão comemorados no Paço Alfândega, de sexta(03) a domingo(05) com exposição de Artes Plásticas, Música. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Espetáculo celebra projeto social
A Notícia - Jornal de Joinville
“Haverá a participação dos alunos de teatro, música e artes plásticas. Cada área fica responsável pela atuação, trilha sonora ou cenário”, afirma. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
O premiado grupo Apocalipse faz pintura tridimensional no muro da ...
O Globo
A inspiração de "O gigante do Rio" é o olhar do pintor francês Jean Dubuffet, um dos principais nomes das artes plásticas na França do século passado, ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Obras do Café Teatro só vão começar em janeiro de 2011
D24am.com
... a população de Manaus vai ganhar também um espaço para exposição de artes plásticas, um restaurante, uma área aberta com chafariz e estacionamento. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »
Blue Tree inicia projeto cultural com exposição de Romero Britto
Revista Hoteis
Como testemunho do seu impacto nas artes plásticas, Britto foi nomeado, em 2005, Embaixador das artes do estado da Flórida, nos Estados Unidos. ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »

Blogs5 resultados novos para Artes Plásticas
Sete Artes: Consumo/ Artes Plásticas
de Chandra Santos - Estudante de Comunicação Social
Consumo/ Artes Plásticas. Presentes de Natal. As festas de final de ano estão chegando. E com elas, muita alegria e distribuição de presentes. Seja nos amigos -ocultos, no Natal ou no Ano Novo, sempre fica aquela dúvida se o presente vai ...
Sete Artes - http://portalseteartes.blogspot.com/
Artes-Plasticas- Artesanatos.: pedras pintadas
de Elaine♥Diniz♥Pretto
Artes-Plasticas- Artesanatos. SEJAM BEM VINDOS VOLTEM SEMPRE. Google. Pesquisa personalizada. 02/12/2010. pedras pintadas . elas foram pintadas com tinta acrílica preta e depois uma pintura livre colorida e por fim verniz acrílico. ...
Artes-Plasticas- Artesanatos. - http://moonelaine.blogspot.com/
Exposição Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
de Artitude Mural Virtual
Além de conceder bolsas de trabalho e pesquisa no valor total de R$ 150 mil para os cinco artistas brasileiros (R$ 30 mil cada), o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas proporciona o acompanhamento do artista por um ...
ARTITUDE MURAL VIRTUAL - http://artitudemuralvirtual.blogspot.com/
Brincando com cores e formas… | Fabio Solon Artes Plásticas
de fabiosolon
Arquivo. dezembro 2010 · novembro 2010 · outubro 2010. Categorias. Portfolio · Uncategorized. Meta. Registrar-se · Login · Posts RSS · RSS dos comentários · WordPress.com · Fabio Solon Artes Plásticas · Orgulhosamente criado com WordPress.
Fabio Solon Artes Plásticas - http://fabiosolon.wordpress.com/
Jornal | ProFuturo » Blog Archive » Artes Plásticas
de admin
Artes Plásticas. Publicado por admin Em 03 - dezembro - 2010. É a criação de obras, como pinturas ou esculturas, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico cria desenhos, ...
Jornal | ProFuturo - http://preparandoparaofuturo.com.br/jornal/

Web1 resultado novo para Artes Plásticas
Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas oferece ...
A mostra itinerante da 3ª edição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas 2009/2010 estará sendo recebida pela primeira vez, ...
www.adjorisc.com.br/.../premio-cni-sesi-marcantonio-vilaca-p...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Manifestações Artisticas Originarias da Cultura: Patrimônio Imaterial

 Patrimônio Imaterial

PATRIMÔNIO IMATERIAL

inicial » patrimonio cultural » patrimonio imaterial


 Dança, baile do Divino

BOIZINHO FACEIRO]

 Calamengau

Manifestações Artisticas Originarias da Cultura


Visit Galeria Aberta

No MON MOSTRA: Bienal Brasileira de Desing, Sustentabilidade  FONTE; Correio de notícias www.pr.gov.br

terça-feira, 14 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010


CULTURA

Mostra reúne 40 anos de produção
da arte paranaense contemporânea
O Museu Oscar Niemeyer abre neste sábado (11) a mostra “O Estado da Arte – 40 anos de arte contemporânea no Paraná (1970-2010). A exposição é o ponto culminante do projeto Artistas Paranaenses, desenvolvido pelo MON, desde 2003, com o objetivo de exibir e divulgar a arte produzida no Estado. Inédita, a mostra reúne 150 obras de 80 artistas, apresentadas em dois núcleos. Na sala “Poéticas Transitivas”, estão trabalhos produzidos entre 1970 e 1990, que refletem sobre as eventuais raízes históricas da visualidade contemporânea paranaense. A sala “Expresso 2000” concentra a produção atual.

Exposição é o ponto culminante do projeto Artistas Paranaenses, desenvolvido pelo MON, desde 2003, com o objetivo de exibir e divulgar a arte produzida no Estado

O Museu Oscar Niemeyer abre neste sábado (11) a mostra “O Estado da Arte – 40 anos de arte contemporânea no Paraná (1970-2010). A exposição é o ponto culminante do projeto Artistas Paranaenses, desenvolvido pelo MON, desde 2003, com o objetivo de exibir e divulgar a arte produzida no Estado. Inédita, a mostra reúne 150 obras de 80 artistas, apresentadas em dois núcleos.
Na sala “Poéticas Transitivas”, estão trabalhos produzidos entre 1970 e 1990, que refletem sobre as eventuais raízes históricas da visualidade contemporânea paranaense. A sala “Expresso 2000” concentra a produção atual.
Para alcançar a amplitude pretendida pelos curadores, alguns trabalhos históricos foram reeditados, casos de obras de Luiz Carlos Rettamozo e do grupo Sensibilizar. Outra parte das obras deste núcleo foi emprestada de acervos públicos como do próprio MON, do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), do Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (Muma) e do Museu da Gravura de Curitiba.
Na sala “Expresso 2000”, todas as obras são oriundas de coleções particulares. A exposição tem patrocínio de Copel, Sanepar, Compagas e da Agência de Fomento do Paraná, e apoio do Ministério da Cultura, Governo do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“A diversidade poética e a falta de parâmetros estéticos rígidos são algumas das principais características da arte contemporânea”, define a crítica e historiadora da arte Maria José Justino, que assina a curadoria da mostra com o também crítico e historiador de arte Artur Freitas.
E, para exemplificar tal multiplicidade contemporânea, os curadores selecionaram obras produzidas nos mais diversos meios e suportes, da pintura às ações urbanas, passando por vídeo, fotografia, instalação, intervenção no espaço, grafite, objeto, gravura e escultura.
Maria José explica que, embora na mostra predominem artistas de Curitiba, foram incluídos trabalhos de autores que trabalharam ou ainda trabalham em outras cidades do Paraná, casos de Maria Cheung, Letícia Marquez, Luiz Henrique Schwanke e Francisco Faria.
“Esse mapeamento, claro, não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas de sugerir caminhos para a interpretação da produção artística recente no Estado, confrontando-a com algumas das principais questões poéticas da contemporaneidade. Trata-se, em síntese, de uma leitura possível sobre o assunto, mas em hipótese alguma de uma leitura definitiva, até porque, em função do formato da exposição, muitos artistas importantes ficaram de fora”, diz a curadora.
Do núcleo “Expresso 2000”, constam trabalhos realizados especialmente para a mostra por artistas como Cleverson Oliveira, Cleverson Salvaro, o coletivo Interlux Arte Livre, Joana Corona, Rimon Guimarães e Rodrigo Dulcio. Eles prepararam intervenções diretamente no espaço expositivo.
“Como ponto de partida geral dessa empreitada, fixamos o ano de 1970. Trata-se de uma data caprichosa, mas que no contexto desta mostra anuncia o início de uma década aberta a experimentações poéticas sem precedentes, ao menos no contexto paranaense”, afirma Artur Freitas. Ele lembra do momento inicial dos “irreverentes” Encontros de Arte Moderna que, no começo dos anos 1970, auge da repressão na ditadura militar, abriram caminho para as primeiras ações performáticas e intervenções urbanas no Estado.
Esse também é o momento em que surgem os Objetos Caipiras, de João Osório Brzezinski, as primeiras instalações de Olney Negrão e as diversas situações experimentais propostas por artistas como Lauro Andrade, Rettamozo e Sérgio Moura.
“Na década seguinte, com o processo lento e paulatino da redemocratização, a arte no Paraná apresenta ao menos duas linhas de força. De um lado, na contrapartida do conceitualismo dos anos 1970, a reafirmação dos chamados ‘suportes tradicionais’, como a pintura neoexpressionista da geração 80 ou a gravura informalista produzida no Solar do Barão, em Curitiba. De outro, a ascensão dos primeiros grupos de artistas, que ainda não se autodenominavam coletivos, como Bicicleta, Motocontínuo e Sensibilizar”, explica Freitas.
Na sequência, durante os anos 1990 e 2000, a pluralidade de formas, temas e meios da arte contemporânea, acusa a diversidade da nossa própria sociedade. Os curadores argumentam que a aceleração dos pressupostos modernos nesta sociedade implica na “generalização do individualismo hedonista, no avanço da razão instrumental, no relativismo dos valores absolutos e na conseqüente desconfiança diante de toda narrativa universal, incluída a história da arte e, particularmente, a história das vanguardas”.
“Imersos nessa chave hipermoderna, assistimos a atualização de expedientes que já freqüentaram o coração de nossa modernidade estética. Do eterno retorno da pintura às intervenções no espaço expositivo, da arte urbana aos dispositivos de registro mais usuais como a fotografia e o vídeo, do corpo como obra às suas atuais derivações relacionais, temos na produção artística recente no Paraná um laboratório vivo — e ainda pouco divulgado — de algumas das principais questões estéticas de nosso tempo”, afirmam.

Serviço
O Estado da Arte – 40 anos de arte contemporânea no Paraná (1970-2010)
Patrocínio: Copel, Sanepar, Compagas, Caixa e Agência de Fomento do Paraná
Apoio: Ministério da Cultura, Governo do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba
De 11 de setembro de 2010 a 24 de abril 2011
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
De terça a domingo, das 10 às 18 horas
Venda de ingressos até 17h30
R$ 4, inteira, e R$ 2, para estudantes com carteirinha
Entrada gratuita para grupos agendados de estudantes da rede pública dos ensinos médio e fundamental, estudantes de até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

Minhas obras,Meu Acervo