tag:blogger.com,1999:blog-71761226992211387942024-03-13T01:40:54.521-03:00Manifestações Artisticas, Originárias da CulturaAnálise do objeto artistico, válida como experiência e gesto poético perante o mundo.
Segundo Paulo leminski,
"As pessoas sem imaginação estão sempre querendo que a arte sirva para alguma coisa".
Servir Prestar [ ...] Dar lucro. Não enxergam que a arte [...] é a única chance que o homem tem de vivenciar a experiência de um mundo da liberdade , além da necessidade. Paulo Leminski.Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comBlogger253125tag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-69991482728912733132022-10-15T22:42:00.006-03:002022-10-15T23:01:17.445-03:00Conjunto Viva Voz - "Trenzinho caipira" (1980)
LÁ VEM O TREM
Durante a perseguição na imaginação de um trem colorido, cheio de luzes e personagens, um garoto vira fotógrafo. Papo vai, papo vem, ele descobre que somos de Curitiba e, com um olhar curioso, indaga: “Como são os trenzinhos de CURITIBA?”. HOJE TEM BEM POUCOS, a tem um SHOPPING, com este nome Estação!, o qual traz história e Memória, ainda não sei disso, mas podemos conhecer, tem trens em Curitiba, somente em algumas vilas e na região metropolitana os trens permanecem, onde vive o pequeno, todo mundo tem uma história com trenzinho. Aqui em Curitiba, o pintor Poty conviveu muito com o trem, tem algumas pinturas e composições, até filme rolou da história das estradas de ferro. Contarei algumas das que ouvi e todas que vivi ao desbravar o mundo de reluzentes colossos mecatrônicos, seres antropozoomórficos, casamentos entre profano e sagrado e confrontos de todos os tipos em cada cidade rodeada de estradas de ferro e estações.Lá vem o trem.
Distantes do centro da cidade, nas quebradas onde as classes se confundem, jovens de máscaras e corpos vestidos com roupas malucas dançam, pulam, correm, brincam, imitam os trens, os quais são veículos imensos arrastam pequenas multidões ao som dos últimos lançamentos musicais em meio a uma erupção de cores. O povo admira, interage, para ou vira a esquina. Correm luzes como as das aparelhagens de Belém, gambiarras de baile funk, sistemas de som de trio elétrico, referências carnavalescas, símbolos infantis e delírio adolescente.
A nossa bandeira foi investigativa e nossa entrada, pacífica. A ideia platônica de trenzinho da alegria estava em nossa mente: um veículo mais ou menos comum que reboca vagões coloridos seguido por pessoas fantasiadas formando um pitoresco comboio cuja única função é circular pelos pontos turísticos das cidades — a orla, o coreto, a igreja, a ponte mais bonita. Sabíamos, contudo, que havia alguma coisa diferente por causa do trenzinho mais famoso do Brasil, o Trenzinho Caipira, da musica de Villa-lobos.
Referencia Video: O conjunto vocal "Viva Voz" canta "Trenzinho caipira" (música: Heitor Villa-Lobos - letra: Ferreira Goulart)
no Fantástico de 1980. Os membros do grupo eram:
Ary Sperling, João Rebouças, Belva Reed, Luciana Medeiros, Soraya Nunes e Bia Paes Leme.
<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/Kdp4B2KrSmQ/hqdefault.jpg)" width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/Kdp4B2KrSmQ" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-53982893648512502832022-10-15T22:09:00.003-03:002022-10-15T22:09:28.847-03:00Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do ca...
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo ar
Cantando pelas serras do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar no ar no ar no ar no ar
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo ar
Cantando pelas serras do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar, no ar
<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/wIG4h7lvj4Y" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-428953651854244882022-10-15T22:02:00.000-03:002022-10-15T22:02:28.221-03:00AULÃO: VANGUARDAS EUROPEIAS EM 15 MINUTOSVocê sabe o que foram as vanguardas europeias? Impressionismo, Cubismo, Expressionismo, Surrealismo, Dadaísmo e Futurismo: Pra você entender bem, viemos te explicar tudo em 15 minutos.
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<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/i-XW-6V14q4" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-89989193115775292442022-10-15T21:51:00.002-03:002022-10-15T21:51:26.689-03:00O Trenzinho Caipira Heitor Villa LobosApresentação com coreografia da música O Trenzinho Caipira durante a XIV Semana de Arte moderna. Sigma, 912 sul Brasília/DF. 6 de agosto de 2016.
<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/zOUeK-caPa4" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-81766411748712224292022-07-21T18:36:00.004-03:002022-07-21T18:36:50.180-03:00Jovelina Pérola Negra e Convidados - Duetos Rainha do Partido Alto<b>Jovelina Pérola Negra e Convidados - Duetos Rainha do Partido Alto<b></b></b>
<iframe width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/Ve-3r5IsYK4" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-47087491883261436212022-06-23T08:25:00.001-03:002022-06-23T08:25:45.245-03:00capoeira - Aula Básica iniciante 1<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/e6CO6puCr6A/hqdefault.jpg)" width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/e6CO6puCr6A" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-57691510750194336002022-06-23T08:24:00.001-03:002022-06-23T08:24:14.538-03:00Movimentos básicos da capoeira<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/8FfWsRpRM2M" frameborder="0"></iframe>
Demonstração de movimentos básicos da capoeira, para disciplina de Teoria e Prática das Lutas PUC-PR.
Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-48282642069849585992022-05-26T23:48:00.007-03:002022-05-26T23:48:56.098-03:00Educação do Paraná em Homenagem a Ricardo koch e Emma Koch Fera Exposição de Artes Visuais 2007
"A arte é uma caminha não é um destino" Ema Koch, Artista Plástica e Arte Educadora
"Precisa-se escolher o trabalho característico das respectivas fases, que já foram feitos, os que podem caracterizar tendências, os que traduzem sentimentos mas são ainda são os bem feitinhos dos alunos que adquiriram perfeição trabalhando conforme receitas dadas".
EMA kOCH e RICARDO KOCH - ARTISTAS EDUCADORES
<iframe width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/HDgWpOOV-4Q" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-14575100607148102252022-05-26T23:31:00.000-03:002022-05-26T23:31:02.531-03:00FERA - Curitiba 2005<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/TIK2mpjH71M/hqdefault.jpg)" width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/TIK2mpjH71M" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-40580513109994721522022-05-26T23:29:00.000-03:002022-05-26T23:29:01.904-03:00FERA - Maringá/PR 2005<iframe width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/T-yh46fpBC0" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-24577372007312581032022-05-26T23:26:00.002-03:002022-05-26T23:26:29.214-03:00FERA - Londrina/PR 2005<iframe width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/x85raYO8V-Y" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-76023123279938238052022-05-26T23:23:00.003-03:002022-05-26T23:27:05.467-03:00FERA- Festival de Arte da Rede Estudantil - Cambé 2007<iframe width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/-fFv61r9jNQ" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-36443329490238289012022-05-26T23:19:00.002-03:002022-05-26T23:19:44.518-03:00FERA - Umuarama/PR 2005<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/p_e2lvSNsBI/hqdefault.jpg)" width="480" height="360" src="https://youtube.com/embed/p_e2lvSNsBI" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-80433988962069625082022-05-05T08:06:00.001-03:002022-05-05T08:06:59.529-03:00Resumo de Hamlet Completo, Ilustrado e Narrado (Literatura 01)<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/PsxzWHDOeAc" frameborder="0"></iframe>Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-46326626601631011192021-11-29T21:37:00.002-03:002021-11-29T21:37:48.693-03:0022º Prêmio Arte na Escola Cidadã | Cerimônia de Premiação<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/NcEEgiJvrw4" frameborder="0"></iframe>
22º Prêmio Arte na Escola Cidadã | Cerimônia de Premiação
1.455 visualizaçõesTransmitido ao vivo em 25 de nov. de 2021
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Instituto Arte na Escola
9,56 mil inscritos
O Prêmio Arte na Escola Cidadã fortalece a arte-educação no país, reconhecendo e valorizando professores transformadores.
Os projetos premiados em 2021 são inspiradores.
Venha celebrá-los conosco!
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DIA 25 DE NOVEMBRO
QUINTA-FEIRA
19H (horário de Brasília)
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INSCREVA-SE: https://bit.ly/22paec
Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-80688806168836320062021-11-29T21:35:00.002-03:002021-11-29T21:35:11.697-03:00Processos de Criação coreográficos: do corpo-objeto ao corpo-sujeito<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/O9lmeVhHF1Y" frameborder="0"></iframe>
Instituto Arte na Escola
9,56 mil inscritos
Luiz de Abreu inaugurou novos caminhos na dança contemporânea brasileira. Ele usa a dança para desconstruir identidades raciais e problematizar os estereótipos que giram ao redor dos corpos negros. Com um humor ousado e transgressor, o coreógrafo se apropria de símbolos nacionais para falar de dança-libertação.
A live será uma oportunidade para educadores e interessados discutirem com este grande artista sobre a passagem do corpo-objeto ao corpo-sujeito.
INSCREVA-SE: https://bit.ly/liveIAE_luizdeabreu
*os participantes inscritos receberão certificado de participação
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Essa ação faz parte do Plano Bianual Instituto Arte na Escola - 2020/2021
Apresentação: Lei de Incentivo à Cultura e Iochpe Maxion
Patrocínio: CSN, Maxion Wheels, Usiminas, Bradesco, Aliança Navegação, Hamburg Sud e Velt
Copatrocínio: Jandaia, Polimix e BIC
Realização: Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Música neste vídeo
Saiba mais
Ouça músicas sem anúncios com o YouTube Premium
Música
Ave Maria (Ao vivo)
Artista
Jorge Aragão
Álbum
Ao vivo
Licenciado para o YouTube por
The Orchard Music (em nome de Indie Records Ltda); Muserk Rights Management, Public Domain Compositions e 3 associações de direitos musicais
Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-28215153918601644452021-11-29T21:31:00.003-03:002021-11-29T21:31:19.366-03:00A tapeçaria de Norberto Nicola<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/4XOvKDTbusw/hqdefault.jpg)" width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/4XOvKDTbusw" frameborder="0"></iframe>
A tapeçaria de Norberto Nicola
Foco: Linguagens Artísticas
Sinopse
Fios coloridos com um intenso brilho. Uma imagem que revela e esconde. O documentário sobre o artista paulista Norberto Nicola começa com a câmera dentro de uma de suas tapeçarias, mostrando um detalhe do material. O artista apresenta sua casa-ateliê, em área central da cidade de São Paulo. Em três blocos distintos, Nicola apresenta sua produção com ênfase na tapeçaria, desde sua concepção até a finalização, explicando sua técnica. As influências recebidas são explicitadas. O artista mostra, ainda, sua pesquisa na cultura popular em trabalhos que se aproximam da arte têxtil: a arte plumária indígena, a cestaria e as manifestações populares como o Boi-Bumbá, o carnaval, etc. Norberto Nicola apresenta também sua criação na computação gráfica.
Indicação: A partir da 5ª série do Ensino FundamentalRonel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-76804770138177073582021-11-29T21:29:00.002-03:002021-11-29T21:29:47.014-03:00Shoko Suzuki: cerâmica e tradição<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/DiMJC53Ujrk/hqdefault.jpg)" width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/DiMJC53Ujrk" frameborder="0"></iframe>
Shoko Suzuki: cerâmica e tradição
Foco: Linguagens Artísticas
Sinopse
Neste documentário, passeamos pela casa/ateliê da ceramista Shoko Suzuki, em São Paulo. A artista, de origem japonesa, fala da presença da cerâmica em sua infância, dos preconceitos que enfrentou ao decidir ser ceramista, da decisão de vir ao Brasil, inspirada por um documentário sobre a criação de Brasília, e de como se sentiu acolhida no país. Suzuki fala de seu processo de criação e mostra suas obras, comentadas também pelo crítico de arte Jacob Klintowitz e familiares. Acompanhamos seus gestos ao amassar o barro, ao tornear as peças, ao juntar cobrinhas, ao cortar e alisar para dar acabamento. Seus gestos, que gravam desenhos em sua superfície, pintam, cobrem de verniz preparado por ela mesma, e o ritual da queima nos convidam para conhecê-la melhor.
Indicação: A partir da 5a série do Ensino FundamentalRonel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-20680438647704445272021-11-29T21:19:00.002-03:002021-11-29T21:19:42.991-03:00Recortes de Leda Catunda<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/fLA-9J-zTLY" frameborder="0"></iframe>
Explorando o território de Linguagens artísticas
Documentário: Leda Catunda
Lembra no Capítulo 03, quando você ouviu Leda Catunda falar de seu trabalho?
O vídeo completo explora as diferentes linguagens artísticas exploradas pela artista e também pode ser exibido para os alunos. Proposições podem ser criadas com foco em sua pesquisa, como as que sugerimos abaixo:
Leda Catunda nos mostra como a mesma ideia (insetos, gotas) se transforma com o uso de materiais diferentes, e como projetos em colagens, desenho ou aquarela se transformam em obras. Como os alunos poderiam transformar desenhos já feitos em seus cadernos em novas obras com outros materiais?
Uma pesquisa sobre materiais moles e suas possibilidades construtivas pode ser iniciada com um contrato verbal com os alunos: todos serão pesquisadores e tudo o que for descoberto deverá ser registrado e socializado. Busquem outros artistas que trabalharam com essa temática e observem suas diferentes maneiras de trabalhar com estes materiais.
As barrigas, os insetos, as gotas e outros volumes, podem gerar uma pesquisa sobre as relações cheio/vazio e as possibilidades de materiais. A construção de estruturas com sacos plásticos cheios de ar acoplados uns aos outros ou com panos velhos, como cortinas puídas, lençóis recheados com paina, penas ou outros materiais leves, pode gerar intervenções no espaço da escola. Busque espaços inusitados para expor os resultados, como o beiral do telhado ou o corredor, gerando uma outra dinâmica de percepção. Com as crianças, crie a curadoria da exposição.
Um levantamento na sala de aula dos profissionais que utilizam a costura no seu dia-a-dia pode inserir a família na escola, ampliar o repertório dos alunos e estabelecer novas relações com o trabalho da artista. Mães, avós, funcionários da escola, pessoas da comunidade que saibam costurar podem ser convocadas, assim como pescadores ou médicos que também usam a costura em suas profissões. Diferentes tipos de costura, de agulhas (para pesca, sacaria, tecidos finos, grossos), máquinas manuais, elétricas, industriais podem ser pesquisadas.
Um inventário de tipos de tecidos e como eles reagem a diversos tipos de tinta pode interessar os alunos para a experimentação, percebendo texturas, espessuras, transparências e opacidades, cores e padrões. O que podem inventar a partir dessa experiência?Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-27514120752740261742021-11-29T21:11:00.002-03:002021-11-29T21:11:22.403-03:00Lasar Segall: um modernista brasileiro<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/x4wuEBtzEC8/hqdefault.jpg)" width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/x4wuEBtzEC8" frameborder="0"></iframe>
Lasar Segall: um modernista brasileiro
Foco: Mediação Cultural
Sinopse
O documentário apresenta a vida e a obra de Lasar Segall, artista lituano naturalizado brasileiro, que se tornou um dos nomes expressivos da arte moderna. Os depoimentos de seu filho Maurício Segall, da crítica de arte e historiadora Vera D´Horta, do diretor e da coordenadora do setor educativo do Museu Lasar Segall na época da realização do documentário, respectivamente Marcelo Araújo e Denise Grinspum, falam da concepção deste museu que ocupa a casa onde o artista viveu na cidade de São Paulo e que tem como acervo grande parte de sua obra.
Indicação: A partir da 1ª série do Ensino FundamentalRonel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-62057951439750109392021-11-29T21:04:00.002-03:002021-11-29T21:04:25.051-03:00Auto-retrato<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/itFqcEgNiTc/hqdefault.jpg)" width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/itFqcEgNiTc" frameborder="0"></iframe>
Auto-retrato
Foco: Mediação Cultural
Sinopse
A exposição Auto-retrato: espelho de artista, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC/USP, na Galeria de Arte do Sesi do Centro Cultural Fiesp, sob a curadoria de Katia Canton, apresenta o tema em seis módulos. O documentário os revela como fios condutores, com a participação da própria curadora e crítica de arte, e do artista plástico Gustavo Rezende. Uma visão histórica nos permite perceber os auto-retratos como registros singulares.
Indicação: A partir da 1ª série do Ensino FundamentalRonel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-80569103374798942372021-11-29T20:59:00.000-03:002021-11-29T20:59:14.465-03:00A herança de Mestre Vitalino<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/4YNzdIFND_U/hqdefault.jpg)" width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/4YNzdIFND_U" frameborder="0"></iframe>
Explorando o objeto de conhecimento Sistemas da Linguagem
Documentário: Mestre Vitalino
Os alunos costumam nos questionar: Isto é arte?
Muitos nos perguntam diante de um artesanato: Mas por que isto não é arte?
Noções sobre o que caracteriza um artista e um artesão podem ser exploradas a partir deste documentário, que mostra a vida e a obra de Mestre Vitalino.
Antes de exibir o vídeo aos seus alunos, sugerimos que você o conheça e analise:
Quais os conhecimentos que o documentário revela sobre o processo da cerâmica?
Ele amplia a sua percepção sobre as feiras populares?
O que é possível conhecer sobre o cotidiano sertanejo por meio da cerâmica figurativa nordestina?
O que é possível perceber da relação do Mestre com seus discípulos? Quais as singularidades presentes nas produções artesanais das gerações posteriores a Mestre Vitalino?
Quais as contribuições reveladas pelo documentário com relação a isso?
O que seus alunos gostariam de ver neste documentário?Ronel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-21072965687585491202021-11-29T20:50:00.000-03:002021-11-29T20:50:16.766-03:00Teaser | Série Novos Artistas da Arte Contemporânea<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/ViXc9niyTqg" frameborder="0"></iframe>
Temos que olhar com muita atenção para a Arte Contemporânea feita no Brasil. Ela é efervescente e mobilizadora!
Desde o início de 2021, o IAE está mergulhado em um projeto poderoso, para munir os professores de Arte com ideias e provocações!
Acompanhamos 6 artistas da novíssima geração da arte contemporânea brasileira - e registramos seus olhares em documentários que poderão se desdobrar muito na sala de aula!
Os 6 artistas estarão conosco na live de lançamento da série Novos Artistas da Arte Contemporânea.
Se você ainda não os conhece, precisa conhecer!
*Bruno de Jesus (BA) * Fábio Vidal (BA) * Mestre Anderson Miguel (PE) * Uyra Sodoma (AM) * Rubiane Maia (ES) * Xadalu Tupã Jekupé (RS) *
Dança, Teatro, Performance, Música, Artes Visuais - Eles vêm de diferentes linguagens da arte. As estratégias sensíveis destes 6 criadores nos deslocam para fora da nossa zona de conforto.
São artistas que já estão dando muito o que falar. Não só no Brasil, mas no mundo. E não é à toa! Venha conversar e deixe-se encantar por eles:
DIA 02 DE DEZEMBRO
QUINTA-FEIRA
17H (horário de Brasília)
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INSCREVA-SE: http://bit.ly/novos_artistasRonel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-71421052144150043042021-11-29T20:42:00.001-03:002021-11-29T20:42:14.629-03:00Arte e matéria<iframe width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/XegIhhkV-6s" frameborder="0"></iframe>
Arte e matéria
Foco: Processo de Criação
Sinopse
Dois artistas paulistanos: Artur Lescher e Flávia Ribeiro. Neste documentário, o vínculo entre eles é o envolvimento na pesquisa do comportamento de materiais durante a ação criadora de suas obras. Transitando por imagens colhidas no ateliê dos artistas, o documentário oferece a fala de Artur Lescher e Flávia Ribeiro, comentando sobre os procedimentos que utilizam, as questões em que se debruçam durante o processo criador e o uso de novos suportes na criação artística. É fazendo ecoar a matéria que Artur, nos objetos tridimensionais, e Flávia, na gravura, mostram sua singularidade na arte, nos fazendo silenciar para observar.
Indicação: A partir da 5ª série do Ensino Fundamental e Ensino MédioRonel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7176122699221138794.post-9836216902441829632021-11-29T20:36:00.001-03:002021-11-29T20:36:08.477-03:00Nuno Ramos: arte sem limites<iframe style="background-image:url(https://i.ytimg.com/vi/27ICEcZwEoE/hqdefault.jpg)" width="480" height="270" src="https://youtube.com/embed/27ICEcZwEoE" frameborder="0"></iframe>
Nuno Ramos: arte sem limites
Foco: Materialidade
Sinopse
Nuno Ramos fala sobre a sua obra, configurando sua estrutura e estética. No primeiro bloco do documentário, é apresentada uma de suas produções em andamento no período, Minuano (2000), em que utiliza pedra e espelho. Os conceitos básicos em sua poética, apontados por ele e pelo crítico de arte Lorenzo Mammì, são o conflito de materiais, a junção de matérias que não poderiam estar juntas e um olhar atento para o comportamento da matéria. Sua formação, influências e trajetória artística são apresentadas no segundo bloco, que focaliza também seu processo de produção, a experimentação e acúmulo de materiais. No terceiro e último bloco, são apresentadas algumas de suas esculturas e instalações.
Indicação: A partir da 7a série do Ensino FundamentalRonel Corsihttp://www.blogger.com/profile/12667718309443625642noreply@blogger.com