quarta-feira, 22 de abril de 2009

Possibilidade da Educação Estética em Uma Prática de Ação de Conhecimento.

REFLEXÕES EM TORNO DA ARTE OLHAR EM CONSTRUÇÃO, ARTE DANÇA Ronel Corsi Durante toda uma semana a cidade de Toledo Paraná, respirou arte, pois o II Fera na etapa de 2005 estava na área, com muita música, dança, pintura, literatura, cinema, radio, teatro, arte circense e artes visuais . Até o meio-dia de sábado, os alunos estavam se apresentando para a comunidade nos quatro palcos instalados no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Entre essas atrações, neste documentário traremos a atenção para a área da dança. No palco da dança, mais de 20 grupos de alunos se apresentaram durante a tarde do primeiro dia de atividades cultural no II Fera, em Toledo (terça feira), porém foi uma apresentação solo que mais emocionou a platéia. Vera Lúcia Rocha de Lima, 23, do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, de Cascavel, é portadora de uma deficiência motora que dificulta significativamente seus movimentos, mas, mesmo assim, resolveu encarar o desafio de se apresentar em público no Fera. A sensação da platéia, quando ela subiu ao palco, era de que seria uma apresentação simbólica. Mas, não foi isso que se viu. Vera espantou a todos com sua performance e dançou ballet mostrando que não apenas conhece os fundamentos dessa arte, como é capaz de executá-los com mestria. Uma grata surpresa, principalmente pelo fato de que há apenas dois anos Vera praticava a dança. Segundo ela, foi a arte que a fez voltar a estudar. “Fui assistir a um espetáculo de dança e gostei, comecei a praticar e senti que era capaz de fazer as mesmas coisas que os outros”. A dança também é a grande responsável pela melhora de seus movimentos motores. Vera adorou participar do Fera e deixa o recado: “Quero que tenha todos os anos, pois assim posso sentir essa emoção: a de estar mostrando meu trabalho”, comemorou. A esse respeito cabe um comentário de SCHLICHTA ( p.06,1996) A sistematização dos conteúdos fundamentais da Arte justifica-se por considerar-se a relevância da sua tarefa particular na formação dos sentidos humanos....[cabe então, aos professores não perderem de vista que a percepção humana é constituída historicamente e que o modo como vemos ou o que vemos é resultado de toda prática social da humanidade. . Pergunta-se: Como e para quem se revela a arte, uma vez que somos educados , dentro de uma visão conformada, naquilo que se chama de estreito utilitarismo? É possível criar reais condições de superação dos modos de ver que temos herdado , quando somos educados dentro de um determinado cânone de visão ? Cabe como base na produção social realizada neste documentário através da dança, assim estende-se para as outras áreas do desenho, da música e do teatro...e literatura, possibilitando a educação estética, proporcionando ao aluno uma prática de não apenas desenvolver atividades lúdicas e de caráter funcional, mas acima de tudo ação de conhecimento. Segundo Carla Aparecida dos Santos especialista em Dança Indígena Revivênciar a Cultura e Filosofia de um povo legítimo Brasileiro , é uma oportunidade para nós , para as crianças e adolescentes, conhecer mais sobre um povo que possui sabedoria milenar, Nas raízes da Cultura Indígena , vislumbramos valores universais, Essas tradições merecem um outro olhar. Outros tipos de danças também foram apresentados no palco, entre eles o grupo “Tropeirismo Gaúcho”, de Pato Bragado, que mostrou sua arte através das Danças de Facões e da Chula. O grupo The Black apresentou uma competente e animada performance de street dance e o grupo Cia da Dança, de Medianeira, mostrou diversos ritmos em sua apresentação, com citações de músicas de Chico Buarque e de Gabriel O Pensador. Na platéia, a aluna Celine Obermeler, 14, do Colégio Benjamim Antônio Motta, de Cafelândia, diz ter se divertido e também se emocionado com as apresentações no palco da dança. “É muito legal os alunos poderem mostrar habilidades" professora Flávia Strongoli, Docente especialista em Teatro,atuante no Fera diz: O homem precisa de emoção, para que seu espírito não compartilhe do torturante empobrecimento que sofre à falta de um maior sentido social,que sofre ao esvaziamento de sua verdadeira essência devido a alienação econômica imposta pela vida moderna, ou seja , sua descaracterização pessoal. Etiquetas: Arte, Educação Especial

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