terça-feira, 28 de abril de 2009

OLHAR EM CONSTRUÇÃO: Arte Contemporânea:

ARTE CONTEMPORÂNEA, ARTE VISUAL QUAIS SÃO AS APOSTAS REAIS DA ARTE CONTEMPORÂNEA, SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE, COM A HISTÓRIA E A CULTURA Artistas e crianças percebem o mundo e dão sentido a ele através de formas singulares, deixamos para traz, muitas vezes a forma humana de imaginar, olhar, perceber, fazer fruir, e mais grave deixamos de fazer o objeto , deixamos de construir,o que construímos até uma determinada fase. Para Maria Inês Peixoto "Por meio da arte o homem pode conseguir apreender a realidade, não só para suportá-la, mas, principalmente ,para transformá-la, ou seja, para humanizá-la e, dialeticamente, humanizar-se". Acredito por falta de incentivo, deixamos de fazê-lo, ex.; deixei de tocar o instrumento acordeon, numa época onde eu não observava mais o objeto, o instrumento musical estava em extinção no meio em que eu vivia,no campo de minha observação,a mídia , trazia Roberto Carlos, a Jovem Guarda,o instrumento mais visto a guitarra. Em relação as artes visuais Muitos deixam de desenhar, em uma determinada fase, dizendo que são absolutamente incapazes de desenhar, tudo ao redor é lindo , é bacana, o outdoor, os quadros as imagens perfeitas, mas a criatura humana, acha-se incapaz, porque julga-se pronto, que chegou num limite. Acho ai que o professor deverá intervir, e fazer o aluno refletir, mostrar ao aluno que ele é um sujeito em formação,e que somos sujeitos em formação a vida toda, incentivar a todos a adequar ,passo a passo a continuidade. Devemos encarar um desafio pessoal, mas decisivo especialmente para com àqueles que se declaram inaptos a desenhar, ou qualquer outra especificidade da arte, motivado-os a aceitar a proposta à sua capacidade de utilização da linguagem visual, do desenho ou outras áreas da musica, do teatro, da dança. Suponho que para estes, a experiência do prazer criativo, do fazer e fruir ,e serem incentivados a observar em cada lugar, em cada momento, ter a percepção de comparar artes visuais e outras áreas estão reaberta. Sempre que o aluno voltar de suas interações e disser que observou detalhes da aula anterior, dizer que viu e documentou assunto de interesses, classificou em um jornal com relevante, ou leu algum artigo a respeito, ou desenhou, ou dançou ou testemunhou algo a respeito de arte, é sinal que as coisas mudaram, e fica melhor neste retorno, no dia de aula dar continuidade ao assunto colocado para o aluno refletir, para o aluno fazer a fruição, vale apena o professor fazer a provocação, vale apena incentivar. Ao longo das atividades, devemos deixar claro o conceito de que a ‘interpretação gráfica’, ou outras interpretações, que o aluno realiza é um testemunho de suas emoções, da sua percepção, da sua capacidade de fruição do objeto artístico, mas é também, concomitantemente, um produto de sua capacidade intelectual, de sua análise do objeto, válida como experiência e gesto poético perante o mundo. Segundo Paulo Leminski As pessoas sem imaginação estão sempre querendo que a arte sirva para alguma coisa. Servir Prestar [ ...] Dar lucro. Não enxergam que a arte [...] é a única chance que o homem tem de vivenciar a experiência de um mundo da liberdade , além da necessidade. Segundo Elvira Souza lima, pag.05, Desenvolvimento de Aprendizagem na Escola,Copyright, 2002, S.Paulo- " O desenvolvimento do ser humano prossegue pela contínua transformação resultante de sua interação com o meio. A direção que tomara seu desenvolvimento é função do meio em que ele nasce , onde ele está inserido". Acho valida esta afirmativa, pois meninos ,que conviveram na minha contemporâneidade quando criança, não deixaram de tocar acordeon, porque o meio onde atuaram , em grupos folclóricos gaúchos, onde a família incentiva a continuidade, onde o acordeons são vistos em farturas, em quantidade, onde o pequeno artista pode compartilhar, observar o outro. Ronel Corsi

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