URL: http: //www.unesco.org/culture/ich/RL / ...Descrição: As canções populares ocupam um lugar central na cultura georgiana. As
canções polifônicas na língua georgiana constituem uma tradição secular
em um país cuja língua e cultura foram oprimidas por todos os tipos de
invasores. Existem três tipos de polifonia na Geórgia: a complexa polifonia praticada em Svanétia; o diálogo polifônico com um fundo baixo contínuo, que é praticado na Geórgia Oriental (Kajetia); e a polifonia contrastava com três partes cantadas improvisadas, características da Geórgia ocidental. O
Chacrulo, que costuma ser cantado em cerimônias e festivais,
distingue-se por usar metáforas e por conter um Idel, um Krimanchuli e
um canto de galo executados por um homem com voz de falsete. Algumas dessas canções estão associadas ao cultivo da vinha e datam do século VIII. As
canções são onipresentes em todas as áreas da vida social, do trabalho
no campo (o Naduri, que incorpora na música os sons que imitam o esforço
físico) às canções de Natal (Alilo), através de canções de cura . Os
hinos litúrgicos bizantinos também incorporaram a tradição polifônica
da Geórgia para se tornar uma expressão importante dela.Tendo
sofrido as consequências das políticas culturais socialistas, a música
tradicional da Geórgia é ameaçada pelo êxodo rural e pela crescente
popularidade da música pop. Os
arquivos das primeiras gravações das canções polifônicas em discos de
vinil datam do início do século XX e não oferecem garantias suficientes
canções polifônicas na língua georgiana constituem uma tradição secular
em um país cuja língua e cultura foram oprimidas por todos os tipos de
invasores. Existem três tipos de polifonia na Geórgia: a complexa polifonia praticada em Svanétia; o diálogo polifônico com um fundo baixo contínuo, que é praticado na Geórgia Oriental (Kajetia); e a polifonia contrastava com três partes cantadas improvisadas, características da Geórgia ocidental. O
Chacrulo, que costuma ser cantado em cerimônias e festivais,
distingue-se por usar metáforas e por conter um Idel, um Krimanchuli e
um canto de galo executados por um homem com voz de falsete. Algumas dessas canções estão associadas ao cultivo da vinha e datam do século VIII. As
canções são onipresentes em todas as áreas da vida social, do trabalho
no campo (o Naduri, que incorpora na música os sons que imitam o esforço
físico) às canções de Natal (Alilo), através de canções de cura . Os
hinos litúrgicos bizantinos também incorporaram a tradição polifônica
da Geórgia para se tornar uma expressão importante dela.Tendo
sofrido as consequências das políticas culturais socialistas, a música
tradicional da Geórgia é ameaçada pelo êxodo rural e pela crescente
popularidade da música pop. Os
arquivos das primeiras gravações das canções polifônicas em discos de
vinil datam do início do século XX e não oferecem garantias suficientes