Duarte Lobo
(c. 1565 24 de setembro de 1646; latinizado como Eduardus Lupus)
Foi um compositor português do final da Renascença e do início do Barroco. Ele foi o mais famoso compositor português da época. Juntamente com Filipe de Magalhães, Manuel Cardoso e João IV, rei de Portugal, considera-se que representa a "idade de ouro" da polifonia portuguesa.
Detalhes de sua vida são escassos. Nasceu em Alcáçovas e é conhecido por ter estudado com Manuel Mendes em Évora. Sua primeira posição foi como mestre de capela da catedral de Évora; em 1594 foi mestre de capela na catedral de Lisboa durante quarenta anos. Foi também professor de música no Colégio do Claustro da Sé em Lisboa,onde lecionou Manuel Machado e, mais tarde na vida, foi diretor de um seminário na mesma cidade.Enquanto cronologicamente sua vida se sobrepôs com o início da era da música barroca, ele foi um compositor que usou as técnicas da polifonia renascentista, palestriniana ao longo de sua vida, como poderia ser esperado em uma área musicalmente conservadora isolada das tendências musicais progressivas da Itália e da Alemanha.
Publicado por Plantin em Antuérpia, ele produziu seis livros de música sacra, incluindo missas, responsories, antífonas, magnificats e motets.
Categoria Música
Licença padrão do YouTube