quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Denise Stoklos, atriz e dramaturga criadora do Teatro Essencial, convers...



Publicado em 15 de mai de 2015

Denise Stoklos, atriz e dramaturga criadora do Teatro Essencial, conversa com a jornalista Alexandra Makowski.

A entrevista começa falando-se rapidamente sobre a peça "Carta ao Pai", a mais recente de Denise, inspirada em texto de Franz Kafka. Depois Denise explica as bases do Teatro Essencial, que prega "o mínimo de recursos para o máximo de teatralidade".

Denise comenta também sua busca por essa essência do teatro que, segundo ela, reside na figura do ator (no corpo, na voz e na intuição). Quando perguntada sobre sua famosa frase "Quero meu palco nu", ela responde: "A vontade maior é que um dia eu não faça absolutamente nada, nem gesto, nenhuma enunciação vocal e ainda seja teatro. Nu, o meu palco já está há muito tempo, agora a tentativa é essa. A perspectiva é essa, de que ainda sem usar nada, a pura energia seja uma energia que transmita teatralização, esse momento onde a gente revê nossa experiência e tem uma nova oportunidade em relação ao amor e liberdade."

Denise comenta sua posição de ser contra qualquer tipo de registro de sua atividade em palco (vídeos e fotos) e fala também sobre o que a pesquisadora Cristiane Moura chama de "solidão anárquica", dentro do processo de criação do Teatro Essencial (o fato de o ator ser também o dramaturgo e diretor de si mesmo, acumulando todas as funções).

Categoria
Entretenimento

Licença padrão do YouTube