quarta-feira, 6 de abril de 2011

Arte Visual:Exposições


Exposição Temporária
6 BILHÕES DE OUTROS - VÍDEO-EXPOSIÇÃO DE YANN ARTHUS-BERTRAND E DA FUNDAÇÃO GOODPLANET, dirigido por Sibylle dOrgeval e Baptiste Rouget-Luchaire
  
20 de abril a 10 de julho de 2011
1º e 2º subsolos do MASP – Galeria Clemente de Faria
Criada pelo fotógrafo, jornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, autor do livro de fotos mundialmente famoso A Terra Vista do Céu, chega em 20 de abril ao MASP a fascinante exposição 6 bilhões de Outros. A mostra, que estreou em janeiro de 2009 no Grand Palais, em Paris, circulou por cidades europeias e asiáticas e tem exibições previstas para ainda este ano na Espanha, Rússia, Israel e territórios palestinos. Exibida em oito tendas e em diferentes ambientes nos 2 subsolos do museu, a vídeo-exposição traz entrevistas de gente comum sobre assuntos comuns, pinçadas entre as 5.600 realizadas por uma dezena de repórteres em mais de 4.500 horas de gravações realizadas em 78 países, dirigidos pelos cineastas Sibylle dOrgeval e Baptiste Rouget-Luchaire. O projeto de Yann e sua Fundação GoodPlanet tem apoio do BNP Paribas desde seu início e foi realizado no Brasil pela Performas Produções.

Exposição do Acervo do MASP
PAPÉIS BRASILEIROS: GRAVURA 1910-2008 – COLEÇÃO MASP
5 de março a 1 de maio de 2011
1º andar do MASP - Galeria Horácio Lafer

Uma seleção com mais de 120 obras de mestres em diferentes técnicas da arte da gravura estará em exibição no MASP. Com obras de artistas como Volpi, Tarsila, Babinski, Samico, Flemming, Manezinho Araújo, Gruber, Jardim, Segall, Grassmann, Valentim, Hudinilson, Nelson Leirner e tantos outros. A mostra apresenta um primeiro movimento da figuração na gravura, tal como manifesta no acervo do MASP, e em seguida os movimentos da abstração e da nova figuração contemporânea.
Confira todas as exposições em cartaz

Serviço Educativo
VISITAS TEMÁTICAS PARA O PÚBLICO
Quartas-feiras às 11h15 e 12h e sextas-feiras às 11h15
Orientação: Adriana Puzzilli e Miriam Lustosa

Atividades oferecidas pelo Serviço Educativo como apoio ao visitante individual. São orientadas pelos mesmos
princípios que sustentam o relacionamento do setor com grupos agendados, com a diferença de que a
programação é escolhida previamente pelos educadores.

Quartas-feiras das 12h às 12h15 | Exposição Romantismo (2º andar)
Orientação: Adriana Puzzilli

O Romantismo como sentimento oceânico, nas artes visuais, pode assumir diferentes resultados.
Esse pressuposto será examinado durante visita panorâmica à exposição.

Quartas-feiras, das 11h15 às 11h45 A Canoa sobre o Epte, Monet (exposição Romantismo)
Orientação: Adriana Puzzilli.
Novas possibilidades de composição na pintura moderna francesa a partir da
segunda metade do século XIX, graças à influência do enquadramento fotográfico e da descoberta da gravura japonesa, e do japonismo, serão temas deste encontro.

Sexta-feira, das 11h15 às 12h15
Orientação: Miriam Lustosa

2º andar (exposição Romantismo). A obra Anunciação de El Greco será estudada no contexto em que se situa, na mostra sobre o Romantismo, exposição que apresenta o Romantismo como sentimento oceânico, nas artes
visuais, assumindo diferentes aí resultados.

HOMENAGEM A THOMAZ FARKAS
A Biblioteca e Centro de Documentação do MASP homenageia este mês o fotógrafo Thomaz Farkas, falecido recentemente, por sua presença marcante no cenário cultural brasileiro, e também na história do MASP. Farkas foi professor da segunda turma do curso de fotografia do museu, realizado em 1951, em uma época que o acesso aos meios de produção da fotografia era muito dificultado pela falta de profissionais. O fotógrafo contribuiu para ampliar o interesse pela cultura e solidificar o projeto didático iniciado com a inauguração do MASP. Ainda referente à sua importante relação com o museu, também participou da coleção Pirelli|MASP, tanto com obras como também fazendo parte do conselho deliberativo. Farkas teve um trabalho importantíssimo, não só como fotógrafo, mas também como galerista, professor e cineasta, deixando uma marca de sua vocação no meio cultural em diversos espaços. E para reavivar a memória deste importante personagem gostaríamos de destacar tanto o Arquivo Histórico, onde é possível a consulta da documentação citada, como também nosso acervo bibliográfico.

ACESSE A BIBLIOTECA ATRAVÉS DO SITE DO MASP
Para consultar a produção de Thomaz Farkas e também o acervo da Biblioteca, acesse nosso catálogo online:

Entre em contato pelo e-mail: biblioteca@masp.art.br ou pelo telefone 3253-6483.
O horário de atendimento ao pesquisador é de segunda a sábado das 13 às 17h.

PRÓXIMOS CURSOS DA ESCOLA DO MASP
Este bimestre a Escola teve um número recorde de matrículas, esgotando as vagas dos cursos de História da Arte I e de Introdução às Artes do Japão. Introdução à História do Cinema; A Arte do Canto Através dos Tempos: A Ópera; A Cor em Tiziano, Veronese e Tintoretto; e Música Brasileira também foram sucesso de público.
O segundo bimestre apresenta mais novidades: o Curso de Arte Africana, o de Arquitetura Moderna Brasileira, o de História da Fotografia, todos com programas super interessantes, que podem ser conferidos na íntegra na página da Escola no site http://www.masp.art.br.
O projeto Formação de Mediadores da Cultura, em parceria com o Instituto Votorantim, está na sua primeira turma, tendo sido dadas as aulas de cinema e oficina de vídeo, teatro e oficina de teatro. Em abril, teremos as aulas de mediação para públicos específicos e de música brasileira. O segundo curso será iniciado em 05 de maio. Por isso, agentes culturais: façam já suas matrículas.

O MASP PELO MUNDO
Retornou para o MASP a obra Banhistas no Sena de Edouard Manet. A mesma participou da exposição "PARIS. Os anos maravilhosos. Impressionismo contra Salon" no Castel Sismondo em Rimini, na Itália. Em Madri, Espanha, continua na Fundación Juan March a mostra América fría. La abstracción geométrica en Latinoamérica (1934-1973). As obras Fachada com Bandeiras de Alfredo Volpi e Objeto Ativo de Willys de Castro, ambas pertencentes ao acervo do MASP participam da exposição que terminará em maio próximo. A mostra apresenta para o público europeu a complexa e fragmentada história da abstração geométrica na América Latina. O mapa resultante tenciona mostrar tanto a influência da tradição do velho continente nos artistas abstratos da América Latina, como a decisiva ruptura com essa tradição: a renovação e o caráter absolutamente distinto que assume a abstração geométrica na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Uruguai e Venezuela.

A obra O Torso de Gesso, de Henri Matisse, participa da exposição Michelangelo e Matisse, La Seduzione della Forma, No Museo di Santa Giulia em Brescia, Itália de fevereiro a junho de 2011. A intenção da mostra é reinterpretar o trabalho do grande mestre do século XX, Henri Matisse, do ponto de vista da arte clássica italiana, em particular a influência da arte de Michelangelo na sua produção.

A obra Rochedos em l'Estaque de Paul Cezanne, que também pertence ao acervo do MASP, está participando da exposição "Mediterraneo, da Courbet a Monet a Matisse" no Palazzo Ducale em Genova, na Itália, até o dia 01º de maio de 2011.

Destaques do mês
PROJETO LETRAS EM CENA
Leituras dramáticas | A partir de 25/4 – toda segunda-feira, sempre às 19h30
Grande Auditório |entrada gratuita | Mais informações: http://www.letrasemcena.art.br

O projeto LETRAS EM CENA, lançado no ano de 2006, promove a leitura de peças teatrais, contos, poesias e cartas. Utilizando o Grande Auditório do MASP, o projeto apresenta semanalmente leituras dramáticas durante o ano, envolvendo artistas entre atores, diretores, autores e poetas, promovendo o hábito da leitura e estimulando novas plateias (estudantes, trabalhadores da região, grupos de idosos, grupos de alfabetização, estudantes de artes dramáticas e o público em geral).
As leituras acontecem todas as segundas-feiras, às 19h30, com entrada gratuita, consolidando um verdadeiro e contínuo espaço para novos autores mostrarem seus trabalhos, atores exercitarem seus talentos e demonstrando ao público o primeiro processo de uma montagem teatral que é a leitura de mesa, quando se começam os entendimentos sobre o texto, autores, período histórico, importância da obra etc.
Um processo que será enriquecido com os debates posteriores às leituras, integrando artistas e público.

Destaques do mês
QUINTETO LA CAMORRA
Música no MASP Internacional| Grande Auditório |Ingressos: R$ 60,00 e R$ 30,00 (estudantes)y
O quinteto argentino de tango La Camorra estreou em 1993, no 'Café Homero', selecionado entre mais de 30 grupos jovens do país. Desde seu início, executa um repertório baseado nos tangos tradicionais, com obras de autores renomados, principalmente Astor Piazzolla, e composições próprias. Também estende sua música a cenários habituais da música clássica e do jazz, entre outros estilos. Trabalha na criação de um tango contemporâneo, baseado na qualidade de seus intérpretes, no seu profundo conhecimento do gênero e na riqueza das composições originais. São 18 anos de trajetória, cinco discos gravados, e diversas turnês internacionais – pela Espanha, Holanda, Bélgica, Brasil, Argentina e outros países da América do Sul e Central.
Confira toda a programação de Espetáculos e Eventos

O “Acontece no MASP” é uma publicação desenvolvida pela área de Comunicação e Relacionamento do